top of page
Políticas de Privacidade.png

Notícias e Informações

Qual é o seu ESTILO DE LIDERANÇA?! Conheça os 3 estilos básicos de LIDERANÇA!!!

Como vêm sendo suas reuniões com a sua equipe?! As coisas têm saído como você espera ou você têm dificuldade para que seu time entenda o que você espera de cada um deles?!


Se a coisa anda meio difícil nesse relacionamento com a sua equipe, pode ser que seu estilo de liderança esteja precisando de um upgrade e pra isso o primeiro passo é você identificar qual tem sido o seu estilo de liderança, e existem 3 tipos... acompanha aqui comigo pra você descobrir qual tem sido o seu.



Se você está por aqui é porque você deve atuar como líder em pelo menos um dos papéis da sua vida.


Como assim Diego, de que papéis você está falando?!


Cada um de nós desempenha diversos papéis em nossas vidas... por exemplo eu tenho alguns papéis que eu exerço em determinados grupos de pessoas com quem eu me relaciono... exerço o papel de filho com a minha mãe, exerço o papel de namorado com a Ju, exerço o papel de membro da minha equipe de diretores do BNI, exerço papel de líder na minha empresa BEFORCE, e por ai vai.


Em muitos desses papeis, algumas vezes você irá se pegar em uma posição de liderança, e a sua forma de liderar poderá ser decisiva para que aquelas pessoas se tornem um time e conquistem os resultados que você busca, ou simplesmente acatarão (ou não) as suas ordens por um tempo, até que se cansem e deixem de segui-lo... tudo dependerá do seu estilo de liderança.


Existem basicamente 3 estilos de liderança, e vou te trazer as vantagens e desvantagens de cada estilo, espero que dessa forma você consiga identificar qual tem sido o seu estilo de liderança em cada papel de líder que você ocupa na sua vida.


1 - Líder Ditador

É o líder que impões a sua opinião... esse é o mais comum de ser encontrado em empresas e até mesmo em nossas famílias. Esse é o cara que faz prevalecer a sua própria opinião, ele da as diretrizes do que deve ser feito e como deve ser feito. As vezes de forma amigável, outras vezes de forma agressiva. Esse é o chefe da empresa que exige que os funcionários façam tudo do jeito dele, é o pai de família que exige que os filhos façam tudo o que ele quer do jeito dele e na hora que ele quer. Ele tem resposta pra tudo, e com frequência é o primeiro a achar a solução, do jeito dele.


Vantagens desse estilo: As coisas costumas ser resolvidas e realizadas mais rapidamente, uma vez que ele mostrou como deve ser feito, a equipe não precisa pensar muito. Não se perde tempo com discussões nem construções de ideia, os subordinados simplesmente fazer o que foi pedido, mas se algo diferente acontecer no trajeto, eles irão aguardar as novas diretrizes sem tentar resolver nada de forma diferente.


Desvantagens: A equipe ou os subordinados não se desenvolvem nem se comprometem com o resultado ou qualidade da atividades a ser realizada, uma vez que ele não participou da decisão de se fazer isso ou nem mesmo sabe o porque de estar realizando determinada atividade. A equipe tende a se desmantelar em algum tempo.


2 - Líder Convencedor:

Esse é o líder que também costuma ter as respostas para todos os problemas, porém esse se preocupa em convencer a sua equipe da visão dele. Ele se prepara para dar longas explicações sobre o porque determinada atividade deve ser realizada e de que forma, utiliza de todos os recursos e subterfúgios para poder influenciar a equipe a comprar a sua ideia, e dessa forma garantir que as coisas aconteçam da sua forma.


Vantagem: As pessoas entendem os motivos porque terão de realizar as atividades determinadas, com isso aumentamos um pouco o comprometimento da equipe. A equipe consegue perceber a importância de realizar suas atividades, e os impactos que sofrerão de cada atividade realizada.


Desvantagem: Demora um pouco para as coisas acontecerem, pois o líder explica todos os motivos que fazem a equipe concluir a importância da atividade ser realizada. Costumeiramente é sempre ele o que está falando, faz apresentações, da exemplos, explica tudo, mesmo assim o comprometimento da equipe ainda é limitado, e as atividades que devem ser realizadas continuam sendo elaboradas pelo líder.


3 - Líder Guia:

Esse líder proporciona um ambiente para que as soluções sejam dadas pela própria equipe. Ele costuma dar um norte para o time de pra onde todos precisam ir, pra onde olhar, e depois disso abre para que o próprio time construa as atividades que deverão realizar para atingir o objetivo.


Vantagem: As pessoas agem por conta própria, a equipe se desenvolve brutalmente, a equipe se compromete pois a ela mesma chega nas decisões. Ele propicia que as pessoas encontrem suas próprias decisões. No longo prazo, é o estilo que mais promove o desenvolvimento das pessoas, e consequentemente, dos negócios.


Desvantagem: É o que mais demora pra acontecer, pois o líder não dá as respostas, ele guia o seu time para que eles próprios aprendam a construir as soluções. Por vezes o próprio time pode se frustrar por esperar uma posição mais direto do líder, caso ele se mantenha na posição de apenas guiar.


Conseguiu identificar qual o seu estilo de liderança atual?!


Lembre-se que desempenhamos diversos papeis na nossa vida, e pode ser que você esteja atuando com estilos de liderança diferentes em cada papel, por isso vale a pena fazer uma reflexão sobre isso.


Eu mesmo, em muitas situações, tenho muita dificuldade em ouvir as pessoas... as vezes tenho o pensamento mais acelerado e não consigo esperar que as pessoas construam a solução, onde acabo dando as respostas para que as coisas aconteçam mais rapidamente, mas a grande verdade é que todos nós que estamos nesse papel precisamos aprender a agir mais como líderes GUIAS, auxiliando que nossa equipe possa se desenvolver e que também tornem-se profissionais e pessoas cada vez melhores.


Compartilha nos comentários, em quais papeis da sua vida você têm atuado como líder DITADOR, CONVENCEDOR e GUIA, independente de qual dos estilos você mais se identificou, espero que essa mensagem te ajude a se tornar um LÍDER ainda mais forte!!!


________________________________________

44 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page