Toda a venda acontece em etapas, não importa se você trabalha com venda de produtos ou de serviços, a essas etapas chamamos de funil de vendas, quer saber como fazer o seu?!
Vamos falar hoje sobra e importância de utilizar um funil de vendas para você bater suas metas de vendas TODOS OS DIAS!!!
Imagino que você seja um empresário, ou vendedor, ou um gestão de vendas da sua empresa, e que trabalha vendas para empresas ou mesmo para pessoas físicas, ou que trabalha com vendas consultivas, que costumam levar mais tempo até o fechamento.
Você precisa prospectar todos os dias, para ter sempre NOVAS OPORTUNIDADES de novos negócios... se sua estrutura já lhe permite ter uma equipe, então com certeza terão ainda mais oportunidades para serem gerenciadas ao longo do mês, e como você faz para ter a informação de como está indo seu departamento de vendas.
Provavelmente muitas dessas oportunidades seriam perdidas devido a dificuldade de acompanhar e monitorar todo esse volume.
Você como empresário precisa saber como está a situação das suas vendas, afinal de contas, nenhuma empresa sobrevive sem vendas, é o motor do seu negócio, e é sua responsabilidade maior garantir que esse setor da sua empresa esteja funcionando de forma plena, ou pelo menos ter informações para poder corrigir a rota sempre que necessário.
Um funil é baseado em 3 macro processos, onde você vai definir as etapas pelas quais seus prospects vão passar até finalmente fecharem um negócio.
O primeiro é o macro processo de ATRAÇÃO:
Aqui é quando vc vai trabalhar os seus anúncios, quais serão as formas que você irá utilizar para atrair pessoas para iniciarem um processo de compra na sua empresa. Aqui é onde você precisa definir quais serão os canais de divulgação do seu negócio e os tipos de anúncios que você vai trabalhar, tanto físico como digital.
Nessa etapa você deve observar: sua vitrine, a decoração da sua loja, a fachada, indicações, base de clientes, o seu site, mkt digital, networking, outdoor e outros tipos de anuncio.
Depois temos o macro processo de RELACIONAMENTO:
Aqui é como você lida com essa oportunidades, como você se relaciona com esse lead, quais as perguntas que você fará para identificar a real necessidade dele, derrubar as objeções, explicar porque o seu produto ou serviço pode ajudar esse lead a resolver um problema, explicar como o produto funciona... enfim, perguntas chaves para chegar à próxima etapa do seu funil.
E por fim, chegamos no macro processo de FECHAMENTO de negócio:
Aqui já entram as propostas, as negociações de valores, prazos até por fim chegarmos no fechamento das vendas.
E como fazer isso no seu dia a dia?!
A ferramenta mais comumente utilizada para isso chama-se CRM - Customer Relationship Management - um sistema com foco em organizar e gerenciar o seu relacionamento com seus clientes... a utilização de um sistema CRM com certeza vai ajudar muito na mensuração dos resultados e na realização das atividades do dia a dia do seu comercial...
E qual melhor sistema para utilizar?!
Escolher o sistema que melhor se adeque a sua rotina não é uma tarefa tão simples como parece, e minha empresa pode te ajudar a realizar essa transformação digital, analisando o seu cenário e encontrando pra você o sistema que melhor encaixe para sua necessidade, de qualquer forma, abaixo seguem alguns sistemas que podem ser utilizados de formas diferentes para que você possa organizar o seu funil de vendas:
- Trello
- Pipefy
- Pipedrive
- ConnectUse
- Omie
- RD Station
- Bitrix24
- Entre outros...
Utilizando esse método do FUNIL DE VENDAS, juntamente com uma ferramenta que te ajude a organizar as oportunidades em suas respectivas etapas ao longo do tempo, certamente ficará muito fácil e possível que você e sua equipe passem a atingir suas metas de vendas TODOS OS DIAS!!!
Se você tem uma equipe de vendas, compartilhe esse vídeo com eles, assim vocês podem construir juntos as etapas do seu funil de vendas, respeitando essa estrutura: ATRAÇÃO, RELACIONAMENTO e FECHAMENTO...
Bora lááááá!!!
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