top of page
Políticas de Privacidade.png

Notícias e Informações

Como CRIAR e CUMPRIR METAS com a técnica SMART

Fazem 14 dias que viramos o ano e eu quero saber, pensa aí em 4 das SUAS METAS que você quer atingir esse ano.


Se você é empresário, ou gestor, líder, supervisor, enfim... então pensa aí e me fala 4 METAS que foram estabelecidas para o seu negócio nesse ano.


- Está difícil de lembrar?! Já nem lembra mais?! Pera aí que eu anotei em algum lugar?!


Se a primeira coisa que passou pela sua cabeça foi uma dessas frases, então ASSISTE O VÍDEO, que nele eu vou te explicar tecnicamente como traçar metas e de que forma eu faço para que elas realmente possam se atingidas!!!



Assunto aqui é METAS... você sabia que maioria das pessoas desiste das suas metas e resoluções de ano novo em um mês ou menos?!


Essa informação não é da minha cabeça não, é de uma pesquisa realizada pelo Statistic Brain Research Institute... e um dos "por que's" que isso acontece, está associado a forma que as pessoas CRIAM suas metas.


Por exemplo: Minha meta é ser rico... ser mais saudável... ser um empresário de sucesso... ser feliz... ter um canal no YouTube... enfim...


Isso pode ser um grande objetivo na sua vida, mas isso não é uma META, isso é um desejo... isso é um sonho...


Uma meta é, o que você precisa fazer de forma ESPECÍFICA, que seja MENSURÁVEL, ATINGÍVEL, RELEVANTE pra você ou pra sua empresa e dentro de um TEMPO determinado.


O nome dessa técnica utilizada para definir metas é SMART, um acrônimo que junta exatamente essas palavras, essas características, que definem uma boa meta.


- Nossa que teoria bacana essa sua Diego... #sqn...


Essa técnica foi desenvolvida por Peter Druker, o pai da administração moderna e ela pode ser aplicada tanto para suas metas pessoais quanto para as metas da sua empresa ou dos seus projetos.


Vamos ver na prática, como isso funciona?! Vamos supor que você pensou o seguinte:


- Aaaaaa... eu quero ser mais saudável...


Beleza, tudo bem... só que isso é muito genérico, um sonho... na sua empresa poderia ser a sua VISÃO... então, vamos ser mais específicos aqui...


O que é ser mais saudável pra vc nesse momento?!

- Emagrecer, perder peso... (S)


OK... Quantos kgs?!

- 30 Kg... (M)


OK... isso é atingível pra você?!

- Não...


Então ajusta... quantos kg?!

- 5 kg... (M)


OK... isso você entende que é atingível para você?!

- Sim... (A)


OK... e você vai se sentir realmente satisfeito e realizado se você conseguir atingir essa meta?!

- Sim, com certeza... (R)


Blz, e pra acabar, quanto em quanto tempo você precisa?!

- 3 meses... (T)


PERFEITO!!! Isso é uma META... VOU PERDER 5 KG EM 3 MESES

Ela é específica, mensurável, atingível, relevante e tem um tempo definido para acontecer.

SMART

S - Específico (do inglês Specific) M - Mensurável A - Atingível R - Relevante T - Tempo Determinado


Agora que você aprendeu essa fórmula, basta você aplicar em qualquer outra meta que você queira construir... pensa ai na sua empresa, umas das suas metas... por exemplo:


Quero faturar mais na minha empresa


Como!?

S - Aumentar a quantidade de vendas M - De 100 para 130 vendas por mês A - Avaliando o histórico de vendas da minha empresa, e os relatórios de tendência do último ano, entendo que é atingível R - Será de muita importância para a empresa, que poderá crescer, contratar mais pessoas, prover mais empregos, atender mais clientes T - Em 12 meses


META (SMART) = AUMENTAR MEU FATURAMENTO EM 30% EM 12 MESES


Deu pra entender a lógica do processo?! Percebe que é possível aplicar essa meta em qualquer situação?! Já está vislumbrando como você vai utilizar isso pras suas metas e para as da empresa?!


Agora, não adianta você apenas definir as suas metas utilizando essa técnica, anotar num caderninho ou num bloco de notas no seu celular e depois guardar no fundo da gaveta ou sei lá onde mais... METAS PRECISAM ESTAR SEMPRE A VISTA...


Você precisa visualizar as suas metas TODOS OS DIAS!!!


Imprima suas metas ou coloque num postit no seu computador, use de papel de parede para o fundo na tela do seu computador, cole do lado do espelho do banheiro, cole na porta da geladeira ou do guarda-roupas, enfim... suas metas precisam estar sempre visíveis em locais de fácil acesso para que você seja lembrado constantemente desses objetivos que você mesmo definiu pra si.


Juntando essas duas técnicas será muito mais provável que você consiga começar a atingir sua metas.... e lembre-se de comemorar cada avanço, por menos que ele possa parecer, isso será importantíssimo para te manter no trilho certo.


Agora sim, hora de você revisitar suas metas traçadas, aplica o SMART nelas, imprime e deixe ela exposta para que você as veja de forma fácil, várias vezes ao dia.


Você também pode compartilhar conosco aqui as suas metas com a aplicação do SMART, coloca nos comentários como ficaram as suas, podem ser metas pessoais ou profissionais, aquelas que você se sentir a vontade, com certeza elas servirão de inspiração para outras pessoas que também estão vendo esse vídeo, então comenta e compartilha.


Bora lááááá!!!!


_________________________________

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page