O conto da GABRIELA e os 4 MACACOS...

Você tem dado o seu máximo para sua empresa, mas parece que a coisa não deslancha?! Todos os dias você faz a mesma coisa da melhor forma possível, mesmo assim sente que sua empresa está estagnada no mesmo lugar?!


Sua empresa pode estar sofrendo de "Síndrome de Gabriela"... você já ouviu falar?!


“Eu nasci assim, eu cresci assim, eu vivi assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim.”

Existem inúmeras pessoas que levam o lema a sério, e muito no meio corporativo.


Quais são os impactos disso para sua empresa e como mudar esse cenário... é sobre isso que vamos falar hoje, então fica comigo nesse artigo até o final!


Vou te contar uma história sobre uma pesquisa científica e comportamental que foi conduzida com macacos... o objetivo dessa pesquisa era identificar como os macacos se comportariam, de acordo com um padrão de comportamento pré-estabelecido e observado.


Foram colocados numa jaula 4 macacos juntos... nessa jaula tinha uma escada no meio e no topo, foi disposto pendurado um cacho de bananas à disposição dos macacos... porém cada vez que um dos macacos tentava subir as escadas para alcançar o cacho, todos os demais eram atingidos com jatos de água.


O que se observou é que após um curto tempo dessas represálias, estabeleceu-se um comportamento em que, todas as vezes que um dos 4 macacos começava a subir a escada, os demais o impediam e o derrubavam, para que não fossem alvejados com o jato d'água, e logo, nenhum dos macacos se arriscava mais a tentar subir essas escadas.


Uma vez que esse comportamento fora estabelecido, 1 dos macacos foi retirado da jaula e substituído por um novo macaco. O novo integrante do experimento, logo que entrou na jaula e vislumbrou o cacho de bananas disposto no topo da escada, foi logo subindo... e antes que qualquer coisa acontecesse, os outros 3 macacos o impediram de subir, mesmo antes de serem alvejados pelo jato d'agua.


Aos poucos todos os macacos foram sendo substituídos, um após o outro até que os 4 macacos iniciais já não faziam mais parte do experimento.


O resultado do experimento... mesmo após os 4 macacos originais terem sido substituídos por novos, que não levaram nenhum jato d'agua, os novos 4 macacos continuavam a impedir as tentativas de qualquer um deles subir na escada para alcança o cacho de bananas, pois fora isso que eles aprenderam a fazer com os primeiros, mesmo sem saber "porque deveriam fazer isso", eles continuaram a praticar a mesma rotina.


Voltando pra sua empresa, pare e pense, quantas rotinas, atividades, controles são executados todos os dias sem que ninguém saiba porque isso é feito, simplesmente repetindo uma rotina que aprenderam em algum momento e simplesmente estão replicando um padrão de comportamento observado?!


Muitas vezes você e sua equipe estão atolados em rotinas e controles na empresa que não fazem mais sentido... provavelmente um dia tenho feito, um dia tenha sido necessário, mas talvez hoje não faça mais sentido, mesmo assim as pessoas continuam a executar essas atividade, e isso possa estar te impedindo de dar o próximo passo.


Por exemplo, como você faz a divulgação do seu negócio, quais as ações que você tem hoje para atrair novos clientes?! Talvez antigamente mídia impressa funcionasse muito bem para chegar nos seus clientes, e talvez hoje o que funcione melhor sejam mídias digitais como redes sociais, pois as pessoas tem novos hábitos e padrões de comportamento.


Muitas vezes nos apegamos nos resultados que tivemos num determinado momento e tomamos aquilo como verdade absoluta, nos fechando para atualizações e novas oportunidades, por medo, comodismo ou mesmo por preguiça de abrirmos nossa mente para novas oportunidades.


E afinal, como vencer todas essas barreiras, ser um profissional aberto à mudança e garantir crescimento de carreira e diferenciação de mercado? O primeiro passo deve ser dado pela empresa, a mesma precisa:

  • Garantir aos colaboradores, comunicação holística entre todos os setores;

  • Fortalecer o pensamento estratégico;

  • Ter uma liderança mais preparada;

  • Gerar oportunidades;

  • Proporcionar a participação de todos nas tomadas de decisão;

  • Fornecer capacitação de desenvolvimento profissional;

  • Definir de forma clara quais são os planos e expectativas organizacionais;

  • Fornecer feedbacks construtivos;

  • Criar um clima interno de motivação.

Entenda que o medo do fracasso por tentar algo novo pode estar te paralisando, e entenda também que o fracasso é parte fundamental para o sucesso, sem o fracasso o sucesso não existe, pois o medo do fracasso nos impede de arriscar coisas novas para atingir o sucesso!!!


"Loucura é esperar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas" Albert Einstein

______________________________

#negociando #beforce #negocios #diegobudemberg #empreendedorismo #empreendedor #sindromedegabriela #4macacos #inovacao #inovar #transformacaodigital

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo