Como decidir o que fazer hoje?! A Tríade do Tempo!

Dentre as milhares de coisas que você tem pra fazer hoje, como escolher quais as tarefas que farão você ser produtivo, ao invés de só ficar ocupado o dia inteiro, e no final, sentir que trabalhou como um louco, mas não fez nada realmente importante... então você precisa ler esse artigo e assistir a esse vídeo!


Se você é um empresário, muitas vezes deve sentir que seu dia precisaria ter mais do que 24h para que conseguisse cumprir com todos os afazeres que definiu, e infelizmente, muitos são os dias que você chega em casa esgotado de tanto trabalhar e mesmo assim tem a sensação de que não fez nada de realmente produtivo ou importante, só ficou apagando incêndios o dia todo...


Esse é um grande desafios da maioria dos empresários e das pessoas que conheço e se dizem "muito ocupadas" ou "sem tempo" para conseguir cumprir com suas metas e objetivos... mas porque isso acontece e o que fazer para corrigir esse problema?!


Existe um método muito conhecido e desenvolvido por Cristian Barbosa e apresentado em seu livro Tríade do Tempo... nele o autor diz que “existem três esferas de atividades que realizamos todos os dias, urgente, importante e circunstancial, e as três juntas, compõem toda a forma como você utiliza seu tempo."


O que significam cada uma dessas esferas?!

  • Importante – são todas as atividades que as pessoas realizam e que são significativas em suas vidas. Todas as tarefas trazem algum tipo de resultado, seja em curto, médio ou longo prazo. Tudo que é importante tem tempo para ser concretizado, sejam horas, dias, semanas, meses ou até anos.

  • Urgente – são todas as atividades nas quais o tempo para sua realização já está no limite, é curto ou mesmo se esgotou. São atividades que surgem de última hora, que não são previstas e que, quase sempre, geram estresse e pressão – nas conhecidas situações de “apagar incêndios”.

  • Circunstancial – são todas aquelas tarefas consideradas desnecessárias, atividades realizadas por comodidade ou por ser consideradas apropriadas pela sociedade. São consideradas gasto de tempo de maneira inútil, fazem parte de uma esfera que não traz resultados e há alto potencial para gerar apenas frustrações.

Todos nós trafegamos nessas 3 esferas, e temos hábitos que aumentam ou diminuem a quantidade de atividades em cada uma dessas esferas... Os perfis mais comumente observados de disposição de esferas são 4:


1 - Tríade Super-Homem

É a tríade que tem a esfera urgente maior do que as demais. Quem tem essa tríade vive resolvendo crises e problemas urgentes que aparecem no cotidiano. É o tipo de pessoa que gosta de ajudar os outros com tudo, sem exceção.


A segunda maior esfera é a circunstancial, pois é a forma de se desligar da rotina estressante, assim, raramente sobra tempo para atividades importantes. Se é o seu caso, reflita sobre o seu comportamento. Se não priorizar as tarefas que são importantes, você pode estar deixando de lado o cumprimento de seus objetivos de vida, não realizando ações que ajudarão sua carreira ou mesmo sua realização pessoal.


2 - Tríade Homer Simpson

As pessoas que possuem a esfera circunstancial maior do que as outras duas são consideradas, segundo Christian Barbosa, escravas do destino. São pessoas que vivem o que surge no momento e não buscam algo melhor para si.


Geralmente os indivíduos desta tríade não têm sonhos ou coragem de lutar, pois deixam as circunstâncias as dominarem. Se você constatou que esse é o seu caso, estabeleça um plano de mudança. Não se deixe levar, construa o seu caminho, defina qual é o seu grande objetivo pessoal e profissional e elabore metas diárias para aproximar-se dele.


Tríade O Equilibrista

As esferas circunstancial e urgente possuem porcentagens semelhantes, e é assim que muitas pessoas passam a vida, se equilibrando entre as urgências e as circunstâncias. As pessoas dessa tríade geralmente não dizem ‘não’ e quase não têm hábito de planejamento.


Se esse é o seu caso, lembre-se de que, sem estabelecer seu porto, a vida poderá levá-lo por qualquer itinerário – e você nem ao menos terá o direito de reclamar se não gostar dele. Mude essa situação, reduza o tempo que você gasta em ações que não agregam valor ou lhe trazem resultados e satisfação. Em seu lugar, aos poucos, insira as atividades que são importantes para você alcançar seus objetivos de vida. Você verá que, rapidamente, resultados vão aparecer.


4 - Tríade Ideal

A tríade ideal é aquele em que a esfera importante tem maior porcentagem do que as demais, assim as pessoas mantêm a vida baseada nas coisas que realmente são essenciais e que trazem resultados a elas.


- Mas de que adianta eu saber disso, o que posso fazer a respeito?!


Por meio da Tríade, se descobre o que a realmente é importante ser mantido, o que pode ser delegado, o que precisa ser recusado. Aplicando a metodologia, é possível estabelecer objetivamente um rumo para sua vida, percebendo quais ações são necessárias para alcançar suas metas, aumentando, assim, sua produtividade e gerando mais tempo para que você viva aquilo que realmente é importante.


O que você têm feito de urgente, o que é circunstancial e quanto de tempo você realmente está dedicando a atividades importantes que te fazem dar o próximo passo em direção aos seus objetivos?! Isso é o que realmente poderá mudar a sua vida!!!


_________________________

#Negociando #Beforce #DiegoBudemberg #Negocios #GestaodeTempo #Prioridade #Tarefas #TriadeDoTempo #CristiamBarbosa

1 visualização0 comentário
  • WhatsApp Vermelho
  • Email
  • Chat Vermelho
  • facebook vermelho_edited
  • Instagram Beforce
  • LinkedIn Beforce
  • YouTube2