Como arrumar mais tempo?!

Todos temos as mesmas 24h por dia, 7 dias por semana... a diferença entre os nossos resultados é o que cada um de nós faz com elas. No mundo dos negócios existe uma máxima de que "tempo é dinheiro", e isso é uma grande verdade... quanto vale o seu tempo hoje, qual o valor da sua hora?!


Se você fizer as contas, vai descobrir que custa bem caro ficar gastando seu tempo com coisas que não te fazem dar o próximo passo em direção a suas metas.


Então, como fazer para conseguir se manter focado naquilo que você realmente precisa fazer?! É sobre isso que eu vou falar nesse vídeo, então ASSISTE ai até o final!!!



Para você ser mais produtivo e fazer valer o seu tempo, com o mínimo de desperdício, o primeiro passo é ter CLAREZA daquilo que precisa ser feito... e entenda que você precisa ter clareza sobre TUDO MESMO, não apenas das atividades importantes para a sua meta ou para o seu negócio, mas sobre toda a sua rotina.


- A Diego, mas eu não gosto de rotina, eu não tenho rotina...


Vamos falar do cérebro mais uma vez, e se você quiser se aprofundar, pesquisa o livro O PODER DO HÁBITO.


Nesse livro, que é baseado em pesquisas científicas, o autor nos mostra a importância de entendermos que nosso cérebro é uma máquina feita para POUPAR ENERGIA, e para isso, ele nos coloca no piloto automático o tempo todo... esse piloto automático é o que nós chamamos de HÁBITO.


E todos nós temos centenas de hábitos estabelecidos, gravados em nossos cérebros e que nos faz sobreviver em nossas rotinas diárias, poupando energia para ser dedicada a decisões que ainda não estão estabelecidas.


Portanto se você acha que não tem rotina, na verdade "a sua rotina é não ter rotina"...


Exemplo: se você entende que não ter rotina é acordar a hora que quiser, começar a trabalhar e parar quando quiser e fazer o que quiser no dia que quiser... puxa na memória e coloque num papel como você tem vivido seus últimos 30 dias, você vai observar que acorda, mais ou menos, sempre no mesmo horário, faz as mesmas coisas quando acorda, começa e para de trabalhar no mesmo horário, faz coisas muito próximas nos mesmos dias da semana e por ai vai.


Parabéns, você acaba de mapear a sua ROTINA...


Agora que você identificou a sua rotina, para conseguir ter mais tempo é preciso mapear o que você faz com seu tempo hoje.


Pra te ajudar com isso, vou deixar um arquivo nos comentários, você também pode utilizar um "planer" impresso que pode ser encontrado em qualquer papelaria ou pode utilizar uma agenda online também se preferir, o que eu recomendo muito... em futuros vídeos, vou te ensinar a utilizar uma agenda online, ou se eu já tiver feito esse vídeo, o link vai estar em algum lugar por aqui.


-> Material de Apoio - PLANER - clique aqui para baixar <-



Como EU faço o MEU planejamento de tempo e rotina, para ser mais produtivo e sair do modo "deixe a vida me levar"... eu separo minha atividades em 5 NÍVEIS DE RELEVÂNCIA...


1º NÍVEL - SOBREVIVÊNCIA

Seu corpo tem necessidades básicas para te manter vivo, como comer e dormir, e essas coisas consomem parte do seu tempo e da sua rotina, portanto você vai começar a organização da sua agenda por aqui... pinte, feche ou inutilize os horários onde você estará comendo e dormindo, lembrando de garantir um sono de aproximadamente 8 horas para manter sua energia alta e renovada para realizar suas atividades com excelência.


2º NÍVEL - EU

Quando você entra num avião e vem a aero moça explicar o que fazer em caso de emergência, ela fala que "máscaras cairão sobre suas cabeças, coloque a SUA PRIMEIRO e depois ajude quem estiver ao seu lado"... essa regra é válida pra tudo na vida, e não é uma questão de egoísmo, você primeiro precisa estar bem antes de poder ajudar alguém, portanto na sua agenda você precisa separar os seus momentos com você mesmo, antes de começar a dedicar o seu tempo para outras pessoas ou atividades, trave os horários onde você vai se dedicar a você: seus exercícios, sua leitura, seus estudos, sua meditação, sua oração, seu lazer, sua hora de assistir novos vídeos do canal NEGOCIANDO - IMPORTNATÍSSIMO... trave ai na sua agenda o seu tempo consigo mesmo.


3º NÍVEL - FAMÍLIA

Agora vamos começar a olhar para os outros... pra que a minha vida profissional possa fluir e prosperar, a minha base precisa estar bem estabelecida, portanto o meu relacionamento com a minha família precisa fazer parte da minha rotina... separe as horas da sua semana onde o seu foco será estar com o seu conjugue, com seus filhos, com seus pais, coloca aquele almoço de domingo, enfim... separe esse tempo com a sua família.


4º NÍVEL - TRABALHO

Chegamos ao nível do trabalho... muita gente que já tem o hábito de utilizar agenda para organizar o seu tempo, já tem os COMPROMISSOS estabelecidos aqui, mesmo assim, vamos revisar... feche os horários em que você está trabalhando, nesse momento não importam as atividades em si, estamos apenas organizando o nosso tempo, ok?! Marque aqui o tempo necessário com o translado da sua casa para a empresa, ida e volta, e também o tempo em que você permanece no seu trabalho...


5º NÍVEL - NOVOS PROJETOS

Ainda tem algum espacinho ai?! Espero que sim, pois enfim, atingimos o quinto nível, o nível dos novos projetos... até o 4º nível, você marcou na sua agenda tudo que é essencial para sobreviver, esse nível agora é o que vai poder te tirar da média da maioria das pessoas... esse é o nível que vai te impulsionar a conquistar seus sonhos, metas e desejos... aqui marque os momentos da sua semana onde você irá se dedicar à realização dos seus projetos, vai revisar as suas metas, vai medir se está mais próximo, mais distante ou se não mudou de ponto ainda... vai reavaliar e fazer as possíveis correções de rota necessárias para alcançar seus objetivos.


Agora que você tem clareza da sua rotina atual, é hora de analisar e ajustar... Como você vêm empregando o seu tempo?! Está de acordo com o que você gostaria que fosse?!


Se está, legal!!! Segue o barco e continua perseverando que logo você estará colhendo os resultados daquilo que busca.


Se não está, então corrige, faz os ajustes necessários, da foco no que é mais importante pra você e começa a colocar essa nova rotina em prática... leva tempo, mas logo você vai começar a perceber as melhorias na sua vida pessoal e profissional... seu tempo vai começar a render muito mais do que hoje.


Bora lááááá!!!


______________

#tempo #gestãodetempo #negociando #beforce #agenda #calendario

6 visualizações0 comentário