Será que É Sorte?

Diferentemente de outrora, hoje sabemos que a sorte não é resultado do destino nem do acaso, mas sim uma conquista racional que se obtém com esforço, disciplina e otimismo.


Richard Wiseman, respeitado psicólogo do Reino Unido e estudioso dos princípios da sorte e azar (The Luck Factor), concluiu que as pessoas muito sortudas possuem como características o otimismo, a iniciativa, a atitude proativa e a atenção às oportunidades. É um fator extremamente relacionado à serendipidade, palavra árabe que representa a possibilidade de encontrar coisas boas, mesmo que não estejamos procurando exatamente por elas (conheça a origem do termo pesquisando a história persa “Os Três Príncipes de Serendip”).


No cenário corporativo, as empresas de sorte são aquelas que possuem e desenvolvem o seu senso de oportunidade que, na prática, é representado pela capacidade de monitorar o ambiente de mercado e criar oportunidades de inovação e aprimoramento para obter vantagem ou diferencial competitivo.


Para isso, é necessário manter responsabilidade e disciplina em se buscar, continuamente, informações e conhecimento sobre as tendências de consumo, satisfação e percepção dos clientes, expectativas de prospects, hábitos e comportamentos, mudanças tecnológicas, entre outros aspectos relevantes.



Após coletar as informações, é preciso sistematizar e ordenar as atividades de monitoramento do ambiente de mercado, análise da concorrência, gestão do conhecimento interno e auditoria da performance da empresa em sua cadeia de valor. Daí se evolui para o direcionamento estratégico e ações táticas (conforme mostrado na figura).


Difícil? Não, em absoluto.

Trabalhoso? Sim, mas que certamente irá gerar excelentes resultados.

Então, vamos arregaçar as mangas e mãos à obra.



“O acaso só favorece a mente preparada”.

Louis Pasteur



Marcelo Rogick Pacheco - Diretor da MKT! Sorocaba

Consultoria e Mentoria em Marketing e Vendas

marcelo@mktsorocaba.com.br / (15) 3016.5155 / 99707.2254

79 visualizações

BEFORCE

BESPECIALIST

BECLIENT

BECONTACTED

Desenvolvido por BEFORCE - inteligência, treinamentos e estratégias digitais | Todos os direitos reservados 

  • WhatsApp Vermelho
  • Email
  • Chat Vermelho
  • facebook vermelho_edited