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Notícias e Informações

PREVENIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR.

CANAL DE DENÚNCIAS.

Este tema CANAL DE DENÚNCIAS, não pode ser menosprezado num PROGRAMA DE COMPLIANCE .


Um código de ética e conduta e todas as políticas desenvolvidas num PROGRAMA DE COMPLIANCE não são suficientes para garantir o seu sucesso. Estes servem também como prevenção às falhas dentro da empresa.


Mas, só prevenir não é a certeza que todos os riscos serão eliminados, mas, conhece-los com medidas corretas e efetivas de reduzi-los é sempre uma forma de garantir que sua empresa continuará a prosperar, e solucionas as falhas antes de que o problema identificado se torne insustentável.


Seria ótimo que um sistema de prevenção, de qualquer tipo, fosse perfeito, mas, não existe sistema perfeito. Até um sistema de prevenção de incêndios tem que considerar saídas de emergência. Temos que sempre nos ater ao fato de que as empresas são formadas por pessoas e como sabemos, as pessoas não são perfeitas e algumas delas não possuem critérios morais ou éticos que impactam a empresa.


Um Canal de Denúncias permite que pessoas de dentro ou de fora da empresa, informem situações de não conformidade com o código de ética e conduta e políticas da empresa, fornecendo, assim, maior segurança e confiabilidade a todos.


Muitos problemas são identificados pelos colaboradores e parceiros de nossa rede, mas, para eles, se não comunicados dos novos critérios de operação da empresa, podem continuar com o conceito de que “sempre foi assim”. A divulgação do seu Código de ética e conduta na sua rede, permite a identificação de desvios para que sejam conhecidos e eliminados ou reduzidos.


RETORNO E GARANTIA PARA A EMPRESA.


Mas, existem condições mínimas para que este canal funcione e traga retorno à empresa. Os mais efetivos, na minha opinião, são:

· ·Divulgação da sua existência na sua rede e dos seus resultados;

· Garantia de sigilo da fonte da denúncia;

· Não punição dos denunciantes;

· Respostas rápidas e efetivas com mudanças no Código de conduta e políticas, se necessário;


O QUE SE COMBATE COM UM CANAL DE DENÚNCIAS?


Um Canal de Denúncias ajuda que o Código de ética e conduta da empresa seja efetivo, e, se a sua empresa possui um programa de participação de lucros, mostrar que essa participação pode ser maior com a redução de perdas na operação da empresa e deste modo, incutindo um novo padrão na cultura da sua empresa, a ética. Dentre os inúmeros desvios, cito:

· Furtos de qualquer natureza;

· Desvio de mercadorias;

· Problemas de qualidade e de atendimento forçados pelos funcionários;

· Vazamento ou uso indevido de informações;

· Fraudes em compras ou vendas;

· Sonegação fiscal;

· Superfaturamentos;

· Desperdício de recursos;

· Má utilização do patrimônio (veículos, máquinas, equipamentos, recursos de informática, etc.);

· Uso de drogas e bebidas alcoólicas;

· Conflito de interesses entre departamentos e parceiros da rede de fornecimento;

· Assédio moral e/ou sexual;

· Porte de armas;

· Suborno;

· Desvios financeiros;

· Licitações fraudulentas;

· Conluio;

· Corrupção;

· Abuso de autoridade;

· Trabalho escravo ou em condições inadequadas.

Para mais informações sobre

e ética empresarial, consulte meu site em www.victormachadoadv.com ou www.compliance.sorocaba.br

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