top of page
Políticas de Privacidade.png

Notícias e Informações

COMPLIANCE PARA LEIGOS


Antes de começar, veja se este post é para você. Se responder SIM às perguntas abaixo, você já sabe o que é COMPLIANCE e como se aplica nas organizações. Se respondeu NÃO, continue a ler e passará a conhecer um pouco mais sobre compliance.

Vamos lá:

COMPLIANCE é simplesmente fazer o certo? SIM/NÃO

COMPLIANCE deve ser aplicada no dia-a-dia? SIM/NÃO

COMPLIANCE é a ética nas empresas? SIM/NÃO

Empresa que não tem COMPLIANCE afeta minha vida? SIM/NÃO

Lembre-se sempre – As empresas não são corruptas ou corruptoras, as empresas não são “seres” sem cabeça (acéfalos). Existem pessoas na sua direção e estas sim, as pessoas, são corruptas ou corruptoras. E elas não existem de forma isolada. Para existir um corrupto existe sempre um corruptor.

COMPLIANCE é simplesmente fazer o certo?

Compliance é um termo em inglês que foi adotado como padrão no jargão empresarial. “To comply” significa estar em conformidade com os padrões aceitos, leis, regulamentos, códigos, protocolos, enfim tudo que envolve a vida da empresa (e por consequência a nossa também). Compliance foi traduzida também como INTEGRIDADE (ser íntegro é ser honrado, ético, puro de alma e espírito, justo) e também como ÉTICA EMPRESARIAL (que determina a conduta das empresas). Alguns exemplos de padrões: Leis Federais, Estaduais e Municipais, Lei do Trabalho, Convenções Coletivas de trabalho, Lei de proteção ao consumidor, códigos internos das empresas dentre muitos outros. As pessoas também devem estar em compliance. Por exemplo as Leis, Código de Trânsito, o uso da seta ao dirigir, respeito às vagas especiais dentre outros.

COMPLIANCE deve ser aplicada no dia-a-dia?

Seguir leis, regras, regulamentos é uma boa maneira de não ter problemas, seja você pessoa física ou uma empresa. Nas empresas a falta de compliance é normalmente caracterizada pela corrupção, falta de regras, oportunismo nos processos de compra e venda, assédio moral ou sexual, vulnerabilidade ao acesso aos dados de funcionários, clientes, fornecedores, evasão fiscal, acordos de trabalhos fictícios, caixa 2; A lista é extensa. E para as pessoas? Ficar com o troco errado, “gatoNet”, produtos piratas, parar em fila dupla ou em cima da faixa de segurança, falta ou não uso de cinto de segurança para todos passageiros no veículo, atravessar fora da faixa, jogar lixo (incluindo as bitucas) na rua enfim, o famoso “Jeitinho Brasileiro”.

COMPLIANCE é a ética nas empresas?

Este é o momento de fazer uma referência a notícias que ouvimos com uma certa frequência. “Operação Lava Jato”. Esta operação investiga casos de CORRUPÇÃO envolvendo empresas do governo e empresas privadas. Corrupção é a face mais clara de uma empresa que não tem ética e que não pratica compliance nos seus negócios. Sim, respondendo à questão, ética empresarial e compliance podem ser considerados como sinônimos.

Empresa que não tem COMPLIANCE afeta minha vida?

As empresas que não são éticas praticam corrupção, são oportunistas nos negócios (alguém perde para a empresa ganhar), concorrem de maneira ilegal nos contratos com o governo ou com seus concorrentes, possuem trabalho escravo ou exploram os trabalhadores em um dos elos dos seus fornecedores, não pagam impostos, recebem e não entregam o produto ou serviço comprado, não seguem os padrões de qualidade, não pagam os impostos, têm caixa 2, não respeitam as regras contratuais, dentre outros. Ok. Mas onde isto me afeta? Todas as vezes que as empresas cobram mais por algo e esse valor está relacionado à propina, com toda a certeza quem paga é você.

Se a outra parte da relação é uma empresa do governo ou um órgão público o dinheiro veio dos impostos. Os impostos pagam os serviços que os governos fornecem aos habitantes. Se houve desvio de dinheiro, este desvio deixou de ser utilizado em saúde, educação, segurança. Se não recolheu o imposto ou tem caixa 2 impactou diretamente o município e os serviços por ele prestado. Contratos com os órgãos do governo podem ser fraudados com a entrega de produto ou serviço diferente em quantidade, qualidade ou prazo daquele contratado. Veja o recente caso de merenda e uniforme escolar.

Se a empresa em que você trabalha não deposita o seu fundo de garantia ou o seu INSS? Isto afeta sua vida? Se o valor “investido” por uma empresa em um político corrupto se transformar em negócios não éticos no futuro como reciprocidade? Será que a escola será construída? Será que a merenda que pode ser a única refeição da criança será entregue como contratada e paga? Se você compra ou produto ou serviço e esse não tem a qualidade ou a segurança correta (um carro seminovo com problema no motor e conhecido pelo vendedor)? Isto te afeta ou não?

Mas, a falta de COMPLIANCE das pessoas também afeta a nossa vida. Sempre que existe um “gato”, seja de água, energia elétrica ou TV a cabo, o preço da perda está embutido no valor de quem paga. Isso também ocorre nos produtos abertos nos supermercados, um produto pirata além do risco de sua qualidade, não arrecada impostos e não gera empregos no País, um juiz que vende uma sentença está “roubando” uma das partes e um juiz de futebol que decide uma partida por ter recebido uma propina está “roubando” o sonho dos torcedores do time que perdeu.

Não perca o post sobre LAVA JATO

Para mais informações entre em contato no e-mail.

https://www.victormachadoadv.com/blog

11 visualizações
bottom of page