top of page
Políticas de Privacidade.png

Notícias e Informações

Como reduzir seus custos de TI e aumentar a produtividade


Com a evolução da tecnologia, a capacidade de equipamentos de armazenamento se torna maior a cada dia e o tamanho dos equipamentos cada vez menor, ou seja, conseguimos armazenar uma quantidade maior de dados em espaços cada vez menores.


Se acompanharmos a evolução das mídias de armazenamento digital ao longo da história, partimos do HD (hard drive - disco rígido), discos e disquetes, CD’s, DVD’s, Pen Drives e agora o Cloud Computing, mais conhecido como nuvem.


Esse modelo da nuvem, além de promover flexibilidade com relação a capacidade de armazenamento, podendo aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade da sua empresa, ainda elimina o risco da perda de dados das mídias físicas por possíveis danos, perca ou furto dos equipamentos ou mesmo pelo desgaste do tempo.


Outra vantagem é o fato das informações estarem disponíveis a partir de qualquer equipamento, uma vez que basta que haja conexão com internet para acessar as informações, não importando qual equipamento será utilizado nem sendo necessária instalação de qualquer software ou programa específico. Basta acessar o site ou app do seu serviço, entrar com seu usuário e senha, e pronto, lá estão seus arquivos, seguros e prontos para serem utilizados.


Um exemplo de sistema que utiliza a computação em nuvem é o pacote de soluções Google Apps for Work. Com ele todas as informações do seu atual servidor de dados ficam armazenadas nos servidores do Google, e você e todas sua equipe podem acessar todas as informações da empresa a partir de qualquer equipamento e de qualquer lugar.


Coloque na balança quanto você gasta hoje para manter o seu servidor físico na sua empresa. Imagine se você não precisasse mais daquela sala de servidor no fundo do seu escritório, poderia utilizar aquele espaço para algo muito mais útil do que manter um computador fechado no ar condicionado.


Manutenção do servidor, ar condicionado para o servidor, licença para sistema operacional server, aquisição e atualização de equipamento, mão de obra para realização da manutenção preventiva periódica, licença para utilização de software anti-vírus, compra de mídias para realização de backups. Esses são exemplos de custos fixos que você provavelmente tenha hoje e que são imediatamente eliminados após a migração para a nuvem. São ganhos tangíveis, pois existe uma redução de custo efetiva.


Mas além da redução de custo, ainda existe um ganho de oportunidade e produtividade intangíveis, pois sua equipe trabalha de forma muito mais integrada. Com a solução Google Docs, você elimina a necessidade de aquisição de softwares como o pacote Office da Microsoft, e permite que vários colaboradores trabalhem no mesmo arquivo, ao mesmo tempo, eliminando aquela mensagem informada ao usuário quando um documento da rede já está aberto em outro computador. Imagine quanta agilidade na realização das tarefas do dia a dia sua equipe não ganharia se suas planilhas de excel pudessem ser editadas ao mesmo tempo por vários colaboradores!


Com a solução Google Hangout integrado com o Google Agenda, seus colaboradores podem realizar reuniões e conferências online com a participação de até 15 pessoas simultaneamente, inclusive com pessoas de fora de sua organização, eliminando custos com deslocamento, hospedagem, passagens e ainda torna essas reuniões muito mais produtivas, além de permitir que toda a reunião seja gravada e depois disponibilizada para os participantes reverem os assuntos que foram tratados a qualquer momento.


Por fim, com o Gmail, sua equipe pode utilizar seu e-mail profissional (com o seu domínio) no ambiente Google, integrado com todas as outras soluções, dessa forma é muito mais prático compartilhar arquivos, enviar convites para reuniões, responder mensagens rápidas, criar listas de tarefas e ainda saber quando seus e-mails enviados foram lidos, fornecendo uma informação valiosa que outras soluções não permitem.


Se sua empresa ainda está no modelo antigo, está mais do que na hora de mudar o seu negócio. É uma mudança simples, rápida e que só oferece benefícios para o seu negócio, tornando sua equipe mais produtiva, engajada e gerando um grande diferencial.

4 visualizações
bottom of page