Como encontrar bons talentos no mercado de trabalho?




Encontrar o profissional certo para determinadas vagas não é uma tarefa fácil para a maioria dos profissionais de RH e empresários. Quem busca talentos para a sua empresa sabe do desafio de achar a pessoa correta para ser contratada. Confira neste artigo como encontrar talentos no mercado de trabalho.


Fatores desafiadores Para quem tem uma visão de fora do universo de RH, o desafio de encontrar profissionais para contratar pode parecer uma incoerência. Afinal, o país atravessa uma fase econômica delicada com milhões de brasileiros desempregados. Então, onde está o centro dessa questão? Primeiro, não se trata apenas de “preencher” vagas. As empresas têm uma grande responsabilidade ao fazerem uma contratação. Uma posição de trabalho aberta deve receber o profissional que tem conhecimento técnico e habilidades comportamentais adequadas para aquele posto. Ou seja, existe um conjunto de requisitos a serem cumpridos para que cada vaga possa ser preenchida com êxito. A qualidade da seleção irá interferir diretamente nos resultados obtidos pela empresa depois que o profissional estiver trabalhando. Além disso, um processo seletivo demanda investimento de tempo e dinheiro. Isso tende a aumentar o grau de exigência das empresas, pois há a necessidade de que esse investimento gere retorno. Assim, as empresas querem contratar quem realmente é adequado para aquela vaga, diminuindo os riscos de turn over. Outro fator que atrapalha encontrar talentos é a diferença de expectativas entre candidatos e empresa. Muitos profissionais priorizam o salário e os benefícios ao se interessar por uma vaga. Mas se frustram depois de atuar um tempo na empresa e não ter perspectiva de crescimento, pois a companhia não possui um programa de desenvolvimento de carreira.

Portanto, é preciso que as reais condições e motivações dos dois lados – candidato e empresa – sejam elucidadas e bem avaliadas antes da contratação. A carência de profissionais qualificados também é consequência da baixa qualidade do sistema educacional do país. Na maioria das vezes, os jovens saem dos cursos com bastante conhecimento teórico, mas sem desenvolver habilidades práticas e comportamentais.




Soluções adequadas Diante desse cenário, como encontrar talentos no mercado de trabalho? Antes de mais nada, é preciso que a empresa tenha muito bem definido o perfil do profissional que procura. Quais características são mais úteis para determinada posição de trabalho? Por exemplo: criatividade, habilidade interpessoal, capacidade de análise? Outro ponto importante está na afinidade do candidato com a cultura da empresa. A maioria dos jovens de hoje em dia é motivada por um propósito ou, pelo menos, busca ter um propósito ao qual se dedicar. Ou seja, é uma geração que não aceita simplesmente obedecer regras caso elas não reflitam os seus valores. Por isso, a empresa deve ter um conjunto de valores bem definidos e comunica-los com clareza, pois isso ajudará a atrair os candidatos certos. Afinal, uma pessoa que admira uma empresa pelo serviço que ela presta e pela imagem transmitida ao mercado terá muito mais interesse em trabalhar nela. Um pacote atraente de remuneração, benefícios e programa de desenvolvimento de carreira também deve ser oferecido pela empresa que procura um profissional de alto nível. Isso aumenta as chances de manter os melhores talentos. A atuação forte e constante do departamento de Recursos Humanos é fundamental para encontrar talentos no mercado de trabalho.

44 visualizações

BEFORCE

BESPECIALIST

BECLIENT

BECONTACTED

Desenvolvido por BEFORCE - inteligência, treinamentos e estratégias digitais | Todos os direitos reservados