Os serviços de TI de sua empresa podem ter a reputação questionada, caso haja alguma atitude errada por parte dessa área. Veja quais são os principais erros e evite-os.
O erro, de fato, é uma condição do ser humano. Infelizmente, esse dito não é tolerado no mundo profissional, principalmente se existem serviços de TI envolvidos. Nessa área, o erro pode custar muito para a empresa.
Saiba quais são os 5 erros fatais que toda equipe de TI deve evitar para que seus serviços não sejam questionados. Livre-se da culpa e embarque em uma jornada perfeita para o sucesso de seu setor!
1- Projetos com metodologia errada
Imagine o seguinte: você e sua equipe realizam um projeto sensacional para resolver de vez o problema de segurança do financeiro da empresa. Depois, vocês resolvem aplicar a mesma metodologia na área de RH para resolver um outro tipo de ocorrência. A pergunta é: isso é certo?
Em primeiro lugar, nenhum setor é igual, o que implica em modos diferentes de resolução de problemas. É importante que você e sua equipe tenham bem definido o escopo de trabalho, orçamento, pessoas envolvidas, cronograma, para só assim passar à implementação.
2- Parar no tempo
O tempo é um elemento muito precioso. Não estar atualizado depõe contra você, seus subordinados e toda empresa que depende dos serviços de TI. Toda sua equipe precisa se atualizar constantemente dada a velocidade com que acontecem os avanços tecnológicos.
Como líder, é sua responsabilidade de garantir que sua equipe se desenvolva. Cursos, certificações, novas ferramentas e tecnologias. Não pare no tempo!
3- Segurança falha
Para qualquer empresa que tenha serviços de TI interno, a segurança precisa ser encarada como assunto prioritário. Se houver qualquer tipo de brecha, certamente sua área sofrerá muito para s recuperar a confiança da empresa. Vazamento de informações, roubo de dados, invasão de hackers e vírus: tudo pode acontecer se a empresa tiver exposta.
Por isso, todos os dispositivos de segurança devem estar ativos, atualizados e em pleno funcionamento. Como está a segurança da sua rede? Muitas empresas oferecem Auditorias de Rede que apontam pontos fracos e áreas de melhoria.
4- Correndo atrás
Se sua equipe de TI está sendo utilizada somente para apagar incêndios, existe algo bem errado. Essa situação traz para a equipe muita desconfiança, uma vez que os problemas são recorrentes e nenhuma solução efetiva é criada.
Lembre-se: seu setor não pode ser encarado como um serviço de emergência. O departamento de TI tem a missão sim de resolver problemas, mas principalmente evitar com que eles ocorram. Você é um planejador ou um bombeiro?
5- Métricas erradas nos serviços de TI
Muito cuidado: ter métricas para provar a eficácia de seus serviços em TI é essencial, mas elas precisam ser corretas. Por exemplo, ter como métrica o número de atendimentos, chamados e incidentes solucionados por sua equipe, pode ser ruim. Se isso for colocado como números que medem a performance de seu setor, como provar para os diretores de sua empresa os impactos que a infraestrutura de TI tem para a companhia?
Hoje em dia, é muito mais interessante saber que a capacidade produtiva está melhorando com novas instalações tecnológicas, do que saber quanto sua área vem gastando de tempo com serviços em TI. Com as métricas bem alinhadas, você terá muito mais facilidade em apresentar um novo serviço que melhore o desempenho do negócio.
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