Como você espera vender sem ter um vendedor?


Aos finais de semana, principalmente nos primeiros finais de semana do mês, curiosamente logo após os dias onde ocorrem os pagamentos de salários pelas empresas, aqui em Sorocaba nota-se uma movimentação de grande parte da população local em direção aos diversos Shoppings da cidade.


Os estacionamentos ficam lotados, o fluxo de clientes aumenta, o entra e sai entre as lojas é intenso. Produtos similares podem ser encontrados em várias lojas num mesmo shopping, o que facilita para os clientes mais exigentes poderem realizar comparações de preço e atendimento entre as lojas, e acredite, um mesmo produto pode apresentar grandes diferenças de preços entre uma loja e outra.


Nesse cenário vale de tudo para convencer o cliente que entrar na sua loja a só sair dela levando alguma coisa. Estratégias como cartazes com celebridades, preços com discursos de promoção ou até um anunciante com microfone na porta da loja podem ser observadas, mas nada é tão efetivo como ter um bom vendedor para atender seus clientes.


Um vendedor bem informado com relação a seus produtos, treinado para prestar um atendimento de primeira qualidade, tirar as dúvidas dos clientes e saber negociar pode fazer toda a diferença em sua decisão, o vendedor pode ser o ponto crítico na escolha do cliente comprar ou não comprar o seu produto ou serviço, além da experiência de compra que ele irá levar e compartilhar com as pessoas de sua rede social.


Apesar desse volume de pessoas nos shoppings, volume ainda maior e crescente é o de pessoas que estão deixando de visitar as lojas físicas na hora de comprar novos produtos. Com a facilidade de acesso a internet, inclusive por celulares, realizar pesquisas sobre informações dos produtos, cotações e comparar preços ficou muito fácil e já é algo comum, sem contar que podem ser feitas sem sair de casa.


Quando falamos sobre serviços então essa praticidade é ainda maior, uma vez que contratação de serviços só ocorrem mediante cotações e indicações, as pessoas realizam cada vez mais pesquisas no Google em busca de empresas que possam solucionar seus problemas.


Nesse momento, seu site é visitado assim como vários outros, e assim como uma loja física, seu site precisa encantar o seu potencial cliente, mais do que isso, precisa ter um diferencial, algo que o encante e seja um ponto decisivo para gerar a confiança que ele precisa ter na sua empresa para efetivamente comprar um produto ou serviço seu.


Da mesma forma que a loja física, seu site também precisa ter vendedores preparados para receber os clientes, e isso pode ser feito através de ferramentas simples de chat online, como whatsapp. Assim como o sistema de gestão automatiza os processos administrativos da sua empresa, o comunicador corporativo auxilia na gestão da comunicação interna e externa, criando novos canais que, integrados ao seu website, geram novas possibilidades de atendimento ao seu cliente.


Imagine que seus colaboradores possam estar trabalhando normalmente durante o expediente e, de repente, um sinal informa que existe um cliente no seu site que quer conversar com um vendedor em tempo real para tirar dúvidas sobre o produto. Imagine que as perguntas e suas respectivas respostam possam ser previamente cadastradas no sistema, ficando fácil para seus atendentes fornecerem respostas precisas com qualidade e agilidade. Imagine que ao final de cada atendimento realizado, seu cliente ainda pode dar uma nota para o atendimento, garantindo a você a possibilidade de saber como seus atendentes vem desenvolvendo seus trabalhos.


Será que tudo isso passa mais segurança para o seu cliente? Será que é um diferencial com relação a sua concorrência? Será que aumentariam as chances do seu cliente fechar negócio com a sua empresa?


Com certeza! Atendimento é tudo. Cada cliente tem a expectativa de ser tratado como único, e utilizando as ferramentas corretas sua empresa pode surpreender seus clientes, diferenciando-se da concorrência, aumentando suas vendas, fortalecendo a sua marca e criando uma verdadeira legião de fãs.

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