Aos finais de semana, principalmente nos primeiros finais de semana do mês, curiosamente logo após os dias onde ocorrem os pagamentos de salários pelas empresas, aqui em Sorocaba nota-se uma movimentação de grande parte da população local em direção aos diversos Shoppings da cidade.
Os estacionamentos ficam lotados, o fluxo de clientes aumenta, o entra e sai entre as lojas é intenso. Produtos similares podem ser encontrados em várias lojas num mesmo shopping, o que facilita para os clientes mais exigentes poderem realizar comparações de preço e atendimento entre as lojas, e acredite, um mesmo produto pode apresentar grandes diferenças de preços entre uma loja e outra.
Nesse cenário vale de tudo para convencer o cliente que entrar na sua loja a só sair dela levando alguma coisa. Estratégias como cartazes com celebridades, preços com discursos de promoção ou até um anunciante com microfone na porta da loja podem ser observadas, mas nada é tão efetivo como ter um bom vendedor para atender seus clientes.
Um vendedor bem informado com relação a seus produtos, treinado para prestar um atendimento de primeira qualidade, tirar as dúvidas dos clientes e saber negociar pode fazer toda a diferença em sua decisão, o vendedor pode ser o ponto crítico na escolha do cliente comprar ou não comprar o seu produto ou serviço, além da experiência de compra que ele irá levar e compartilhar com as pessoas de sua rede social.
Apesar desse volume de pessoas nos shoppings, volume ainda maior e crescente é o de pessoas que estão deixando de visitar as lojas físicas na hora de comprar novos produtos. Com a facilidade de acesso a internet, inclusive por celulares, realizar pesquisas sobre informações dos produtos, cotações e comparar preços ficou muito fácil e já é algo comum, sem contar que podem ser feitas sem sair de casa.
Quando falamos sobre serviços então essa praticidade é ainda maior, uma vez que contratação de serviços só ocorrem mediante cotações e indicações, as pessoas realizam cada vez mais pesquisas no Google em busca de empresas que possam solucionar seus problemas.
Nesse momento, seu site é visitado assim como vários outros, e assim como uma loja física, seu site precisa encantar o seu potencial cliente, mais do que isso, precisa ter um diferencial, algo que o encante e seja um ponto decisivo para gerar a confiança que ele precisa ter na sua empresa para efetivamente comprar um produto ou serviço seu.
Da mesma forma que a loja física, seu site também precisa ter vendedores preparados para receber os clientes, e isso pode ser feito através de ferramentas simples de chat online, como whatsapp. Assim como o sistema de gestão automatiza os processos administrativos da sua empresa, o comunicador corporativo auxilia na gestão da comunicação interna e externa, criando novos canais que, integrados ao seu website, geram novas possibilidades de atendimento ao seu cliente.
Imagine que seus colaboradores possam estar trabalhando normalmente durante o expediente e, de repente, um sinal informa que existe um cliente no seu site que quer conversar com um vendedor em tempo real para tirar dúvidas sobre o produto. Imagine que as perguntas e suas respectivas respostam possam ser previamente cadastradas no sistema, ficando fácil para seus atendentes fornecerem respostas precisas com qualidade e agilidade. Imagine que ao final de cada atendimento realizado, seu cliente ainda pode dar uma nota para o atendimento, garantindo a você a possibilidade de saber como seus atendentes vem desenvolvendo seus trabalhos.
Será que tudo isso passa mais segurança para o seu cliente? Será que é um diferencial com relação a sua concorrência? Será que aumentariam as chances do seu cliente fechar negócio com a sua empresa?
Com certeza! Atendimento é tudo. Cada cliente tem a expectativa de ser tratado como único, e utilizando as ferramentas corretas sua empresa pode surpreender seus clientes, diferenciando-se da concorrência, aumentando suas vendas, fortalecendo a sua marca e criando uma verdadeira legião de fãs.
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